ANÚNCIO

Avanços significativos em Português e Matemática na educação pública estadual

Alunos do 9º ano do Fundamental e do 3º ano do Médio nas escolas estaduais públicas mostraram progresso significativo em Português e Matemática. Isso é evidenciado pelos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) de 2023, apresentados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os dados revelam que a proficiência em Língua Portuguesa dos estudantes do 9º ano aumentou de 255,6 em 2022 para 265,6 em 2023. Em Matemática, o salto foi de 250,4 para 263. Além disso, houve melhorias nos resultados dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, com a proficiência em Português subindo de 267 para 278,2 e em Matemática de 265,3 para 276.

Lina Kátia, coordenadora do CAEd/UFJF, interpretou esses resultados como uma recuperação do aprendizado dos estudantes após os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. “Estes avanços indicam uma superação. A rede de educação conseguiu não apenas recuperar o atraso, mas também progredir”, declarou.

Fátima Gavioli, Secretária de Estado da Educação de Goiás, destacou as iniciativas da secretaria para melhorar e expandir o aprendizado dos alunos. Entre essas iniciativas está o Revisa Goiás, um projeto lançado no início de 2023 que forneceu recursos de apoio ao ensino de Português e Matemática para o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para o 3º ano do Ensino Médio.

Gavioli explicou: “O Revisa foi criado para auxiliar os professores na reconstrução do aprendizado, promover a educação e estabelecer uma conexão entre a sala de aula e a Secretaria de Educação. Isso se somou à formação continuada e ao empenho da nossa rede educacional.”

Os índices de participação e os padrões de desempenho dos estudantes também foram pontos de destaque no Saego deste ano. No 9º ano do Ensino Fundamental, a taxa de presença foi de 93,7%, enquanto no 3º ano do Ensino Médio foi de 91,5%, resultando em uma média de 92,6% de participação.

Waldirene Maria Barbosa, supervisora do CAEd/UFJF, destacou esse feito. “Alcançar mais de 90% de participação no Ensino Médio é excepcional. Normalmente, essa taxa fica em torno de 70%. Conseguir quase a totalidade dos alunos do Ensino Médio em avaliações externas é uma grande vitória”, ressaltou.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo