OMS alerta sobre aumento de casos de mpox na Europa e pede ação internacional
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que pelo menos 100 novos casos diários de mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, estão sendo registrados na Europa, conforme divulgado nesta segunda-feira (19/8). Em uma atualização feita a jornalistas em Genebra, Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, destacou a urgência de uma “ação internacional” para conter a disseminação desta infecção, que já foi declarada uma emergência de saúde global.
Kluge enfatizou que a resposta global deve ser coordenada em nível regional e continental, alertando que o mundo precisa decidir entre implementar sistemas eficazes para controlar e eliminar a doença, ou enfrentar mais um ciclo de pânico e negligência.
O aumento de casos na Europa ocorre em meio a um cenário preocupante no continente africano, onde mais de 15 mil casos de mpox e 461 mortes foram relatados este ano. Esses números representam um aumento de 160% em comparação com o mesmo período em 2023, enquanto as mortes cresceram cerca de 19%. Recentemente, a detecção de um caso de clado 1b na Suécia aumentou a preocupação na Europa.
Kluge alertou que a resposta ao surto nos próximos anos será um teste crítico não apenas para a Europa, mas para o mundo inteiro.
🌍 O que você acha que deve ser feito para controlar a mpox?