ANÚNCIO

Jornal Opinião Goiás – UniCredit escolhe o ex-chefe do Tesouro Padoan como presidente

O banco italiano UniCredit informou nesta terça-feira (13/10) que nomeou o economista Pier Carlo Padoan como diretor e nomearia o ex-chefe do Tesouro como presidente quando renovar o conselho no próximo semestre.

A escolha de Padoan, 70, um parlamentar do partido PD, de centro-esquerda, ocorre no momento em que a consolidação se espalha pelo sofrido setor bancário da Europa, pressionando o CEO Jean Pierre Mustier a abandonar seu mantra “sem F&A”.

Como ministro da economia dos governos do ex-líder do PD Matteo Renzi e de seu sucessor Paolo Gentiloni, Padoan supervisionou o resgate do Monte dei Paschi, que o governo agora tenta reprivatizar.

Fontes informaram que o UniCredit é visto como o melhor candidato para assumir o controle do Monte dei Paschi, mas o Tesouro não está disposto a atender às condições impostas pelo UniCredit para considerar um possível negócio.

Depois que a política fracassou nas primeiras tentativas de fechar acordos internacionais com o Societe Generale e o Commerzbank , Mustier prometeu ficar de fora da atual onda de fusões.

Em vez disso, ele está trabalhando em um plano para dividir os ativos domésticos do UniCredit dos estrangeiros para cortar custos de financiamento para o único banco sistematicamente relevante da Itália.

Uma fonte familiarizada com o assunto informou na terça-feira que Mustier estava tentando acelerar esses planos e buscar a aprovação do atual conselho antes que seu mandato expire na próxima primavera.

Os diretores do Il Sole 24 Ore ficaram divididos sobre a questão e preferem esperar até que um novo conselho seja estabelecido.

O UniCredit disse que Padoan teria um papel ativo na seleção de candidatos que o conselho apresentará para sua própria renovação.

Fontes com conhecimento do assunto disseram que a divisão de ativos proposta poderia facilitar os acordos, potencialmente pavimentando o caminho para o UniCredit buscar uma fusão internacional para seus negócios estrangeiros, bem como uma combinação doméstica na Itália.

“O UniCredit é um verdadeiro vencedor pan-europeu com sólidas raízes italianas. Estou muito ansioso para trabalhar com o conselho e a equipe de gestão para capitalizar esses pontos fortes ”, afirmou Padoan em um comunicado.

Padoan substituirá o acadêmico Cesare Bisoni, que o UniCredit nomeou como presidente interino após a morte repentina de Fabrizio Saccomanni no ano passado.

Mustier dissipou as preocupações de longa data sobre a fraca base de capital do UniCredit ao levantar 13 bilhões de euros em dinheiro de investidores e mais do que isso por meio da venda de ativos.

Mas o preço das ações do UniCredit está abaixo dos níveis de meados de 2016, quando Mustier chegou, cerca de 0,3 vezes o valor contábil.

A proibição de dividendos impulsionada pela COVID-19 paralisou o plano de Mustier de aumentar o retorno dos investidores por meio de dividendos e recompras.

“No caso de a abordagem dos reguladores em relação ao retorno de capital permanecer conservadora e considerando que o cenário competitivo mudou na Itália, acreditamos que o UniCredit pode considerar M&A se representar receita / lucratividade ou oportunidades de capital”, esclareceu o analista Azzurra Guelfi em nota.

Ao assumir menor de pares UBI no início deste ano, rival peso pesado Intesa Sanpaolo ultrapassou UniCredit como o maior banco da Itália e cimentou sua posição dominante no norte rico do país.

Il Sole 24 Ore disse que o UniCredit pode listar 49-50% da sub-holding criada para abrigar seus ativos estrangeiros na bolsa de valores de Frankfurt, levantando capital para buscar uma fusão doméstica enquanto busca um acordo internacional com os 50% restantes.

5/5 - (1 vote)

Mostre mais

# Danilo Borges

Danilo Borges é colunista convidado do Distrito Federal, especialista em economia, agronegócio e mercado. Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo