ANÚNCIO

Jornal Opinião Goiás – Conselho do PPI recomenda qualificação de usinas hidrelétricas no programa

UHE Ercilândia e UHE Apertados são empreendimentos localizados no estado do Paraná, sobre o Rio Piquiri, envolvendo 10 municípios

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) opinou favoravelmente sobre a qualificação das usinas hidrelétricas planejadas, denominadas UHE Ercilândia e UHE Apertados, para fins de apoio ao licenciamento ambiental. A decisão – Resolução CPPI nº 153 – foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (22/1).

A UHE Ercilândia e a UHE Apertados são empreendimentos do setor de geração elétrica, com potência projetada de 87 e 139 Megawatts, respectivamente, com eixos dos barramentos propostos sobre o Rio Piquiri, no estado do Paraná, e reservatórios abrangendo os municípios de Iporã, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Formosa do Oeste, Alto Piquiri, Mariluz, Goierê, Quarto Centenário, Nova Aurora e Ubiratã.

Os Estudos de Viabilidade Técnica e Econômica foram aceitos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2012. Os Estudos de Impacto Ambiental e respectivos Relatórios de Impacto Ambiental foram apresentados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) ao então Instituto Ambiental do Paraná em julho de 2012. As audiências públicas dos licenciamentos ambientais ocorreram em novembro de 2014. Apesar disso, os procedimentos de licenciamento não seguiram o rito esperado e, portanto, encontram-se atualmente interrompidos.

Os projetos possuem relevância estratégica, por tratar-se de fontes de energia renovável, economicamente competitiva, atendendo à demanda de energia do país de acordo com os critérios de expansão da oferta. Contribuem para a melhoria do atendimento, continuidade do suprimento frente à entrada de fontes intermitentes de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como o controle da tensão do sistema elétrico.

O próximo passo é a publicação de decreto presidencial para a qualificação no PPI. Efetivada a qualificação, a Secretaria Especial do PPI atuará junto aos órgãos e instituições envolvidos nos processos de licenciamento ambiental para promover a retomada do regular rito do procedimento.

Avalie o Post post

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo