Geriatria Goiânia – Perda de peso no idoso deve ser investigada
A perda de peso no idoso deve ser avaliada de forma criteriosa e individualizada. A perda de peso repentina e não intencional é um alerta e deve ser investigada e pode ser um sinal de doença ameaçadora da vida, como o câncer ou uma infecção aguda grave.
Já a perda de peso progressiva, ao longo de meses ou anos , pode ser reflexo da evolução da fragilidade do idoso, que geralmente está acompanhada de perda de força e massa muscular, baixa energia para as atividades do dia a dia, marcha lentificada, tendência a quedas e uma vulnerabilidade frente a intercorrências agudas.
Além disso, diversas outras condições podem contribuir para a perda de peso no idoso. Geralmente, a perda lenta e progressiva é multifatorial. Dessa forma, doenças crônicas, sintomas depressivos, alterações do paladar, má saúde bucal, medicamentos e problemas de ordem social, financeira e familiar devem ser investigados.
O Geriatra deve assumir um olhar amplo e individualizado frente ao idoso que está emagrecendo. Apesar de ser uma condição causadora de angústia, nem sempre metas rígidas de ganho de peso e recuperação nutricional serão alcançadas no idoso frágil. O plano de cuidados deve ir além de metas, mas deve considerar os reais benefícios das intervenções para qualidade de vida e os limites de cada pessoa.
Projeto Cuidar
Geriatra
Dra Eliza de Oliveira Borges
CRM-GO 14388 RQE: 9751
Contato: (62) 3218-5034
Endereço: Viva Bem – Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás.
CEP: 74935-210
Site: https://geriatriagoiania.com.br
Sobre a Dra Eliza de Oliveira Borges
– Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
– Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO);
– Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
– Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
– Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto PalliumLatinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
– Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital Alberto Rassi- HGG;
– Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG;
– Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestão 2020 – 2022)