Plataforma Inã Revoluciona Fiscalização Ambiental em Goiás
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) deu um salto à frente na modernização dos processos de fiscalização ambiental. Por meio da digitalização completa do fluxo de procedimentos relacionados à fiscalização em Goiás, a implementação da Plataforma Inã marca um momento de inovação e eficiência na gestão ambiental do estado, eliminando o uso de papel nas autuações.
Robson Disarz, subsecretário de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Semad, destaca a importância da plataforma para facilitar o trabalho das equipes de fiscalização, que frequentemente lidam com denúncias carentes de evidências sólidas. “A plataforma foi concebida para incentivar a comunidade a fornecer mais informações e simplificar o trabalho dos fiscais”, afirma Disarz.
Desenvolvida com recursos de compensação ambiental e sob contrato da empresa YouX, a Plataforma Inã é saudada como um marco pelo governo de Goiás. Andréa Vulcanis, secretária da Semad, enfatiza que essa iniciativa reafirma o compromisso do estado em tornar a Semad um dos principais órgãos ambientais do país. “Queremos não apenas mudar, mas nos tornar os melhores. Como aprendi aqui em Goiás, os goianos gostam de liderar e queremos liderar também como órgão ambiental”, declara Vulcanis.
A Plataforma Inã foi concebida em torno de quatro eixos principais: alerta, fiscalização, gerenciamento e consulta. Estes elementos não apenas incentivam a participação da sociedade nos processos de denúncia da Semad, mas também agilizam a tramitação dos processos de sanções administrativas ambientais.
O eixo de alerta permite que a comunidade denuncie uma variedade de emergências ambientais, como desmatamento, queimadas e poluição, fornecendo evidências através de vídeos, fotos e áudios. Enquanto isso, o eixo de gerenciamento oferece aos cidadãos a capacidade de acompanhar o progresso dos processos, agendar audiências e assinar documentos online.
Já o eixo de consulta permite que os cidadãos verifiquem possíveis infrações associadas aos seus registros, emitindo certidões negativas se necessário. Por fim, o eixo de fiscalização é exclusivo para os fiscais da Semad, permitindo que conduzam operações de campo e consultem bancos de dados sem depender de conexão com a internet.
Com a introdução da Plataforma Inã, a Semad está pavimentando o caminho para uma fiscalização ambiental mais eficiente e transparente, fortalecendo o compromisso de Goiás com a preservação do meio ambiente.