Não ignore! O toque retal pode salvar sua vida!
O exame de toque retal é um procedimento simples, mas extremamente importante para a saúde masculina, especialmente quando se trata da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Apesar do tabu que ainda envolve esse exame, ele pode literalmente salvar vidas. A doença, quando detectada em estágios iniciais, tem altas chances de cura, e o toque retal é uma das formas mais eficazes de identificar alterações que podem indicar a presença da doença.
Muitos homens evitam o exame por medo ou preconceito, acreditando que apenas o teste de PSA é suficiente. No entanto, ele permite ao médico detectar anomalias que, muitas vezes, não são indicadas pelo PSA. Durante o exame, o urologista avalia a consistência da próstata e busca por nódulos que podem ser sinais de câncer. O procedimento é rápido, causando apenas um leve desconforto, e o uso de gel ajuda a minimizar qualquer incômodo.
Portanto, deixar o preconceito de lado é um passo essencial para garantir a saúde da próstata. Homens acima de 50 anos devem agendar consultas anuais com um urologista para avaliar a necessidade de realizar o exame.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419