Jornal de Goiânia – Acordo entre DF e Goiás garante atendimento de pacientes com Covid-19
Já está valendo o acordo de cooperação entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, para atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. As duas unidades federativas vão trabalhar em conjunto na oferta de testes e definir juntas medidas sanitárias.
A medida foi assinada pelos secretários de Saúde do estado goiano, Ismael Alexandrino e do DF, Francisco Araújo, na última sexta-feira (15). A expectativa é de que a resolução continue valendo mesmo depois da pandemia.
O governo de Goiás comemorou a parceria. Em uma publicação na página oficial nas redes sociais, está escrito que o estado Goiás está de mãos dadas com o vizinho, Distrito Federal, para não deixar nenhum cidadão sem atendimento médico.
Antes do acordo ser oficializado, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, chegou a dizer que publicaria decreto para impedir que pacientes do entorno fossem atendidos aqui na capital federal. A norma seria para garantir que os pacientes daqui tivessem prioridade nos acessos a leitos nos hospitais do DF. A publicação desse decreto, no entanto, não aconteceu.
Atualmente, Goiás tem 1.692 casos confirmados e 70 mortes por Covid-19. O estado aguarda a conclusão de um hospital de campanha com 200 leitos em Águas Lindas, município goiano a cerca de 50 quilômetros de distância de Brasília. Outra unidade cotada para fazer parte da parceria, o hospital de Luziânia, a 62 km de distância da capital federal, começou a funcionar nesta segunda-feira depois de uma espera de sete anos para ficar pronto.
O local tem 82 leitos e será destinado a atender apenas pacientes contaminados com o novo coronavírus. Ao todo, o Distrito Federal registra quase 4 mil casos confirmados de covid-19. Desses, 251, o que representa quase 6% do total são do estado goiano.