Importância da vitamina D nos idosos 

A principal fonte de vitamina D é o sol. Na pele exposta ao sol, ocorrem reações que culminam na produção de 80% a 90% da necessidade diária de vitamina D.

Outras fontes de vitamina D são: salmão, sardinha e atum, cogumelos secos, gema do ovo, fígado bovino e leite e seus derivados.

Nos idosos, a produção de vitamina D na pele exposta ao sol é menor que nos jovens e adultos. Além disso, o risco de doenças de pele relacionadas à exposição solar, principalmente o câncer de pele, traz maior dificuldade de manter a reserva de vitamina D, uma vez que a maior produção ocorre no período de exposição de 10h às 16h. Por isso, é muito comum a necessidade de reposição específica em idosos.

A vitamina D é importante para o metabolismo osteomuscular, neuronal e cardiovascular. Faz parte da abordagem terapêutica do idoso frágil. Há estudos envolvendo a reposição da vitamina D no tratamento da dor e na prevenção de cânceres.

Mas é importante que a reposição seja feita com critério, após avaliação médica, dosagem do nível sérico e considerando metas validadas de acordo com o perfil do idoso. A suplementação inadvertida de vitamina D, especialmente em idosos, pode trazer sobrecarga e efeitos deletérios.

 

Dra. Eliza de Oliveira Borges

Geriatra 

CRM-GO: 14388
RQE: 9751

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
  • Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;
  • Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.
  • Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;
  • Preceptora da Residência em Medicina Paliativa do Hospital Dr Alberto Rassi – HGG;
  • Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020-2022 e 2022- julho de 2024).

 

 

 

Projeto Cuidar

Clínica Viva

Consultas 

WhatsApp: (62) 98622-0066

Telefones: (62) 3413-3910(62) 98131-1961

 

 

Endereço

Clínica Viva

Endereço: Avenida Tocantins, N° 1311, Setor Aeroporto, Goiânia, Goiás.

(Em Frente ao Pronto Socorro Infantil)

 

Avalie o Post post

Mostre mais

Dra. Eliza de Oliveira Borges

Dra. Eliza de Oliveira Borges, CRM-GO: 14388 / RQE: 9751. Geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia (https://geriatriagoiania.com.br). - Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB. - Pós-graduação em Cuidados Paliativos; - Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Goiás (gestões 2020 – 2022 e 2022-2024). Os artigos são de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do veículo.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo