A recuperação da cirurgia robótica para retirada de próstata é mais rápida e simples, se comparada com o procedimento tradicional. Isso acontece porque o procedimento robótico é minimamente invasivo e feito com incisões menores.
A cirurgia robótica apresenta melhores resultados com relação à recuperação pós-operatória, como retorno mais rápido às atividades, menos dor, menor risco de sangramento e melhor cicatrização da “costura” da uretra com a bexiga.
Logo após o procedimento, o paciente ficará na sala de recuperação com uma sonda na uretra. O paciente pode fazer uma dieta leve e é recomendado que o paciente fique sentado na cama e caminhe pequenas distâncias.
O tempo de internação varia entre 1 a 2 dias. Logo após a alta, é recomendado que o paciente faça exercícios para musculatura pélvica. A sonda vesical é retirada em 5 a 7 dias após a cirurgia.
É indicado que o paciente evite ficar sentado ou deitado por muito tempo e faça caminhadas. Também é indicado subir e descer escadas lentamente e evitar dirigir por 2 semanas. Exercícios de alto impacto devem ser evitados por pelo menos 4 semanas.
Depois de 60 dias, as atividades físicas geralmente são liberadas.
Dr. Marco Túlio Cruvinel Urologista
CRM-GO 8910 / RQE 5352
- Urologista em Goiânia;
- Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU);
- Membro Internacional da Associação Americana de Urologia (AUA);
- Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Clínica URO – Urologia, Robótica e Oncologia