Colégio estadual tem projeto ambiental selecionado para prêmio Liga Steam
O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, localizado em Iporá, teve seu projeto de educação ambiental selecionado para a segunda etapa do prêmio Liga Steam. A proposta, desenvolvida pela professora Daniela Cristina de Sousa Marques, foi classificada para a semifinal concorrendo com outras 800 propostas inscritas e agora entra na fase de execução.
O projeto, que será implementado no segundo semestre deste ano com a turma da 2ª série do Ensino Médio, visa desenvolver a educação ambiental através de jogos educativos na plataforma Scratch e da construção de lixeiras para promover a coleta seletiva. Daniela, que é formada em Matemática, Física e Pedagogia, atualmente ensina Robótica Educacional e atua como laboratorista na escola.
Inicialmente, os alunos receberão formação sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem de materiais, aprendendo também a desenvolver um jogo educativo utilizando a linguagem de programação em bloco (Scratch). Além disso, serão realizadas visitas guiadas ao parque municipal e ao aterro sanitário da cidade para produzir registros fotográficos e vídeos. Serão confeccionados panfletos educativos para distribuição no Cepi e na cidade, e os alunos criarão lixeiras a partir do reaproveitamento de latas e canos de PVC.
O projeto, escolhido entre outras 800 propostas, será concluído em setembro com uma apresentação para todos os alunos e professores do Cepi e de outras escolas da rede municipal. A segunda etapa do prêmio Liga Steam selecionará 10 projetos dos 150 finalistas, com o resultado final previsto para 22 de novembro.
O prêmio Liga Steam é uma iniciativa nacional da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e Tríade Educacional, com o objetivo de valorizar a abordagem Steam em sala de aula e promover o engajamento de estudantes e professores em soluções para os desafios comunitários. A edição deste ano aborda as mudanças climáticas que serão discutidas na COP 30, a ser realizada em Belém (Pará) em novembro de 2025.