Quais os sinais de Diabete no idoso

O Diabetes é popularmente conhecida como a doença que provoca aumento dos níveis de glicose no sangue. São conhecidos 2 tipos de Diabetes, tipo 1 e tipo 2. O tipo 1 pode acometer idosos, mas geralmente é diagnosticado em crianças e adultos jovens e é uma doença de base autoimune em que o pâncreas não produzinsulina.

No Diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina de forma insuficiente ou ela não é devidamente utilizada pelos músculos e órgãos (resistência insulínica). É mais prevalente em idosos e tem causas multifatoriais, como herança genética, obesidade e hábitos de vida (sedentarismo e dieta inadequada de longa data).

Trata-se de uma doença complexa que acomete mais de 25% dos idosos com 65 anos ou mais.

É importante se atentar a sinais de alarme que podem indicar um idoso diabético, mas que ainda desconhece o diagnóstico: sensação de fadiga, turvação visual recorrente, candidíase ou infecção urinaria de repetição, perda de peso não voluntária e não explicada por outra doença, sede excessiva, sensação de boca seca, vontade excessiva de urinar e aumento da frequência das idas ao banheiro no período noturno, fome excessiva, dificuldade de cicatrização de feridas ou feridas na planta dos pés aos mínimos traumas.

Por muitos anos, a doença pode ser “silenciosa”, de forma que quando diagnosticada tardiamente sérios danos ao rim, cérebro e coração podem já estar instalados.

Um estilo de vida saudável com dieta equilibrada e rotina de exercícios físicos, sem tabagismo e com consumo moderado de álcool deve ser adotado desde jovem, buscando um envelhecimento bem sucedido e sem diabetes.

 

 

Dra. Eliza de Oliveira Borges

Geriatra 

CRM-GO: 14388
RQE: 9751

  • Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
  • Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia ( HUGO);
  • Residência em Geriatria pelo Hospital de Urgências de Goiânia;
  • Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG);
  • Pós – graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires- Argentina;
  • Preceptora da Residência de Clínica Médica do Hospital  Alberto Rassi- HGG;
  • Integrante do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo ( NAPP), Hospital Alberto Rassi- HGG.
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Seção Goiás (Gestão 2020 a 2023).

 

Projeto Cuidar

Clínica Viva

Consultas 

WhatsApp: (62) 98622-0066

Telefones: (62) 3413-3910(62) 98131-1961

 

 

Endereço

Clínica Viva

Endereço: Avenida Tocantins, N° 1311, Setor Aeroporto, Goiânia, Goiás.

(Em Frente ao Pronto Socorro Infantil)

Avalie o Post post

Mostre mais

Dra. Lorena Rosique

Dra. Lorena Rosique é Médica, Cirurgiã Geral e Cirurgiã Plástica em Goiânia. Formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2010, Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Durante sua formação, participou de diversos cursos de extensão universitária no Brasil, Estados Unidos e Israel, que proporcionaram maior vivência e experiência em Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo