Não infantilize o idoso
Todo idoso merece amor e carinho e deve ser tratado como uma pessoa que se encontra em uma fase de vida, que como as outras, traz dificuldades e potencialidades. O idoso nunca deve ser tratado como criança. Esse tipo de atitude desmerece toda a sua história e seus valores.
Podemos sim evitar riscos reais devido às limitações do idoso e identificar junto a ele quais adaptações podem ser feitas para a melhoria de sua qualidade de vida. O auxilio parcial ou completo para as demandas físicas significam cuidado e respeito.
A infantilização do idoso pode ter sérias consequências, como isolamento social, depressão, sentimento de inutilidade e perda de capacidades pelo simples fato de ser impedido de exercer sua autonomia, expressar seus desejos, seus sentimentos e o que realmente importa para si.
Como você gostaria de ser tratado no futuro?
Dra. Eliza de Oliveira Borges
Geriatra
CRM-GO: 14388
RQE: 9751
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás;
- Residência em Geriatria e Clínica Médica pelo Hospital de Urgências de Goiânia -HUGO;
- Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia -SBGG e em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira – AMB.
- Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latinoamérica / Medicina Paliativa, Buenos Aires-Argentina;
- Preceptora da Residência em Medicina Paliativa do Hospital Dr Alberto Rassi – HGG;
- Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Goiás (gestões 2020-2022 e 2022- julho de 2024).
Projeto Cuidar
Clínica Viva
Consultas
WhatsApp: (62) 98622-0066
Telefones: (62) 3413-3910 / (62) 98131-1961