Jornal Opinião Goiás – Tocantins confirma a primeira morte por coronavírus
A reabertura de parte do comércio nesta quarta-feira (15), autorizada pelo governo do Tocantins, acontece em meio à notícia da primeira morte por coronavírus no estado.
A assistente social, Francisca Romana, de 47 anos, foi o segundo caso notificado no Tocantins. Ela tinha hipertensão e estava internada num hospital particular da capital, Palmas. Agora, todas as unidades da Federação têm registros de mortes provocadas pela doença.
A liberação de parte do comércio nesta quarta-feira (15) se deu, segundo o secretário estadual de Saúde, Luiz Edgar Tollini, porque o Estado vive uma situação controlada.
Agora, o Tocantins deve adotar o Distanciamento Social Seletivo, porque o número de casos não impactou em mais de 50% da capacidade instalada existente antes da pandemia.
Com a nova orientação, segundo o secretário, apenas alguns grupos ficam isolados: os que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou os que apresentam doenças crônicas.
O governo federal reconheceu, ontem, o estado de calamidade pública no Tocantins. A partir desse decreto, o governo estadual tem autorização para a dispensa de licitações para a compra de bens, serviços e insumos de saúde, no combate ao novo vírus.
No Tocantins foram confirmados 27 casos de Covid-19. Seriam 28, no entanto, a Secretaria de Saúde informou que um dos casos foi descartado após o segundo teste feito pela paciente dar resultado negativo.