Jornal Opinião Goiás – Telecomunicações canadenses usam Ericsson, Nokia para equipamentos 5G, abandonando a Huawei

Duas das maiores empresas de telecomunicações do Canadá se uniram na terça-feira à Ericsson ( Suécia ) e à Nokia Oyj ( Finlândia ) para construir redes de telecomunicações de quinta geração (5G), abandonando a Huawei Technologies da China para projeto.

Bell Canada ( BCE.TO ) e menor rival Telus Corp ( T.TO ) evitou Huawei, que analistas disseram que iria aliviar decisão espinhosa do governo canadense quanto à possibilidade da empresa em rede 5G do Canadá.

A Bell, segunda maior provedora de celulares do Canadá em receita sem fio, anunciou que fará parceria com a Ericsson para sua rede 5G principal. Anteriormente, afirmou que a Nokia forneceria outras partes de sua tecnologia 5G. A Telus escolheu a Ericsson e a Nokia como seus fornecedores de equipamentos, informou a empresa em comunicado separado. A Rogers Communications ( RCIb.TO ), a outra operadora de telecomunicações dominante, já fez parceria com a Ericsson.

Na semana passada, um tribunal canadense revidou o diretor financeiro da Huawei, Meng Wanzhou, enquanto tentava evitar a extradição para os Estados Unidos para enfrentar acusações de fraude bancária.

O Canadá, que está analisando as implicações de segurança das redes 5G, ainda precisa decidir permitir que a Huawei forneça equipamentos para elas.

Os anúncios colocam “uma verdadeira mudança” para as ambições comerciais da Huawei no Canadá, disse Lawrence Surtees, analista de pesquisa líder em comunicações da IDC Canadá.

Embora a Huawei tenha contratos com empresas menores e continue fornecendo alguma tecnologia para a rede da Bell, as duas empresas “são contratos substanciais e é um bom negócio para quem quer que consiga”, disse ele.

A Huawei disse que apóia a estratégia da Bell de selecionar vários fornecedores de equipamentos, referindo-se ao relacionamento da empresa canadense de telecomunicações com a Huawei para fornecer outros componentes de rede.

As empresas de telecomunicações estavam em dificuldades devido à indecisão do governo.

“Atualmente, existe segurança no equipamento e o uso de vários fornecedores é uma excelente estratégia para ajudar a estimular a inovação e os preços disciplinares”, disse Mark Goldberg, consultor do setor de telecomunicações.

Na terça-feira, a Telefonica Deutschland ( O2Dn.DE ) escolheu a Ericsson para construir sua principal rede móvel 5G na Alemanha, dizendo que a escolha salvaguardaria a segurança de seus serviços de próxima geração.

5/5 - (1 vote)

Mostre mais

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo