Jornal Opinião Goiás – Parlamentares cobram do governo medidas para garantir a empresas acesso a crédito durante pandemia
Parlamentares da Câmara e do Senado cobraram, nesta quinta-feira, do secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, medidas para enfrentar a falta de linhas de crédito para financiar empresas durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O relator da comissão mista criada para acompanhar as ações de combate aos impactos da Covid-19, deputado Francisco Júnior (PSD-GO), pediu medidas para fazer chegar às empresas os programas já aprovados.
O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou que a equipe econômica tem trabalhado para descobrir os gargalos que impedem a liberação do crédito.
Deputados e senadores criticam a dificuldade em liberar os recursos tanto da linha de crédito para o custeio da folha de pagamento, como do programa que prevê empréstimos de quase R$ 16 bilhões para micro e pequenas empresas. Empresários relatam que os bancos não têm liberado os recursos.
Na apresentação que fez a Comissão Mista do Congresso, o secretário do Ministério da Economia chamou atenção dos parlamentares para o aumento das despesas da União para enfrentar a crise. O governo já calcula em R$ 417 bilhões o aumento de gastos.
O secretário de Fazenda estima que o déficit primário do governo federal chegará perto dos 10% do PIB neste ano por causa das despesas adicionais de enfrentamento à pandemia.