Homens obesos, fumantes e hipertensos têm mais chances de desenvolver câncer renal!
A proximidade do Dia Internacional do Autocuidado, comemorado em 24 de julho, traz à tona a conscientização sobre o câncer renal, também conhecido como carcinoma de células renais (CCR). Este tipo de câncer, apesar de não estar entre os dez mais comuns, é o mais letal dentre os urológicos e frequentemente afeta homens acima dos 50 anos.
Os principais fatores de risco incluem obesidade, hipertensão e tabagismo. Eles são preocupantes, pois o CCR costuma ser silencioso, apresentando sintomas inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico precoce.
O inquérito Covitel 2023 revelou que 50% dos brasileiros estão acima do peso. Além disso, a hipertensão mata em média 388 pessoas por dia no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Estas condições poderiam ser evitadas através de mudanças no estilo de vida, como uma alimentação adequada e o abandono do tabagismo.
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Tratar um câncer renal diagnosticado tardiamente é mais complexo e custoso, com menores chances de sucesso. No entanto, as opções terapêuticas têm evoluído, proporcionando aos pacientes melhores resultados e qualidade de vida.
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419