Governo de Goiás abre inscrições para capacitação em libras e ensino de língua portuguesa para surdos
O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), instituição mantida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Goiás, anunciou a abertura de inscrições para cursos de extrema relevância: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Estratégias e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos.
De acordo com as informações divulgadas no edital, estão sendo disponibilizadas 210 vagas, das quais 168 são destinadas a profissionais da área da educação e 42 estão abertas à comunidade em geral. Esses cursos, cujo início está previsto para o primeiro semestre de 2024, são inteiramente gratuitos e, o que é mais, possuem o aval do Conselho Estadual de Educação (CEE), com a garantia de certificado de conclusão.
O curso de Libras, com duração de dois anos e meio, é voltado para ouvintes e utiliza abordagens específicas para segunda língua. Serão realizados 17 encontros presenciais em cada semestre, com aulas ministradas uma vez por semana. Por outro lado, o curso “Estratégias e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa Como Segunda Língua para Surdos” será conduzido na modalidade não presencial e também tem duração de dois anos, com 20 encontros, nos quais as aulas ocorrerão semanalmente.
As inscrições para ambos os cursos estarão abertas até o dia 19 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do formulário Google disponível no site (www.casgoiania.com.br). O período de seleção acontecerá de 20 a 24 de novembro, com a lista de aprovados sendo divulgada em 27 de novembro, no mesmo endereço eletrônico. Para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone (62) 3220.9937 ou pelo e-mail [email protected]. Esta é uma oportunidade valiosa tanto para profissionais da educação quanto para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos na área de inclusão e educação de surdos.