Especial com Alcivando Lima – UM BATE-PAPO NA FILA DO CPF
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Platão.
— Como é, acostumastes à pandemia?
— Que pandemia, siô? Isso é invenção de chinês! Quando pitititinho me banharam com folhas de Guiné. Tô com o corpo fechado pra qualquer qualidade de aparição.
— Aparição?…
— Pra mim é aparição, fantasma. Coisa que não se pode ver e nem tocar é fabulação, uai!
— Né não, cara. O bicho taí garrando crianças, jovens, velhos e o escambau e tu vem com essa conversa que é assombração, tá aluado?
— Peste inventada pra China tomar as terras e as águas do mundo. Cê viu que a coisa começou lá, matou um tantão de chinês, mas é tanta gente que ninguém deu falta?
— Deixe de maldade cabra! Não desdenhe da morte, Deus castiga. Aqui a coisa ta mais branda. Nosso governo ta no controle, mandando que se tenha calma, se precate e tome chá de camomila.
— Governo? Agora o abestado é tu. O chefão disse que aquele que tem coco rajado enfrenta o bicho cara a cara e o outro sugere que tem que se amoitar. Pobre não tem reservas pra fazer quarentena, se fizer perde o emprego e morre de fome e o peitudo que encasquetar de querer abrir as portas, sofre com a policia que vem de lá e encurrala o coitado no canto por desrespeito as ordes.
— Eita, discutir com um brucutu é fogo. O que se pede é pra não haver aglomeração pra não dar chance pro capeta do vírus se esparramar e a contaminação levar ao colapso nosso precário sistema de saúde. Veja o pico das infecções no resto do mundo e o exemplo macabro do Equador que não da conta nem de catar os cadáveres nas ruas. O governador ta certo decretando isolamento, certíssimo!
— Ah, o governador! Desse aí todo mundo borra de medo. Quando era só meia-pedra, meio-tijolo, já tinha a mania esquisita de mandar capar quem atrevesse por o fucim de fora, agora, governador então… Se o disinfiliz cair na malha fina daquele olhar que derrete preda, sei não… É melhor mudar pro outro lado do mundo… Madagascar é uma boa.
— Deus, quanto espírito sombrio! O homem é um competentíssimo médico especializado na França, não é um coió de argola! Ele pensa nas gerações vindouras e não na próxima eleição, ta sabendo?… É sabido que tem pavio curto, sangue quente, peita o desaforo de frente, fora disso, um gentleman, um mar de candura que pede, implora, roga candidamente pro povo se isolar, usar máscara e…
— Máscra?… Junto com a carona virou praga! Tem nego safado aí usando máscra e chapéu preto, falando que é o Durango Kid só pra roubar pirulito das criancinhas, atacar as desamparadas que têm pavor de casamento e surrupiar bengala de velho que não para em casa nem amarrado. Tá sabendo?