Especial com Alcivando Lima – ESTAMOS NA CHAPADA
“CATÁSTROFE: Grande desgraça, acontecimento funesto, calamidade. Fim lastimoso.” (Dicionário OnLine de Português).
Uma curiosidade patológica me leva a fuçar notícias sobre a evolução da humanidade ou o porquê que ela não dá conta de achar uma solução para mitigar a fome e salvar vidas. Talvez seja um propósito para diminuir o número de bocas para alimentar, ou se é um experimento de aniquilação coletiva ou seja lá o que isso for, sinto que estamos na chapada. Se considerarmos os feitos humanos, vê-los-emos nas 100 maravilhas construídas pelo homem. Na Inglaterra destacamos a Muralha de Adriano e o Castelo de Windsor. Na Grécia o Parthenon e na França temos Palácio de Versailles, Sacré-Coeur, Torre Eiffel. Na Itália acentua-se o Coliseu, a Basílica de São Pedro, o Vaticano e o Grande Canal de Veneza. Na Espanha o Alhambra e a Sagrada Família. Na Rússia temos o Kremlin e a Ferrovia Transiberiana. Na Alemanha o Castelo de Neuschwanstein e na Hungria o Parlamento de Budapeste. Em Israel o Domo da Rocha e na Palestina a cidade de Jericó, entre muitos.
Com a criação da roda o homem deu um salto na condução da sua vida e, devido à sua faculdade de raciocínio, não parou por aí. Vieram as ferramentas, a prensa, a lâmpada elétrica, o telefone, a comunicação sem fio, o vidro, a bússola magnética, a pólvora e a internet.
Para os mais abastados, carros de milhões de dólares, outros carros que podem até levantar voo, as viagens à lua, marte e a descoberta de outros planetas que acham que pode haver vida ou pode se viver lá.
De repente, um treco chamado covid-19 desperta-se não sei de onde, põe sua banca em Wuhan, China e se esparrama pro resto do mundo matando gente pra caramba e o homem, pego de calças curtas, pergunta pra si mesmo quê que é isso minha gente e sai num carreirão destrambelhado à cata de proteger este ou aquele e descobre que máscaras, respiradouros e acomodações só dão pra meia dúzia de doentes e não tem insumos e reagentes pra examinar todos e só tardiamente descobre que a dona China é quem vem fabricando tais coisas e dispara pra lá num tropel danado, mas chega atrasado porque os Estados Unidos correram primeiro e catou tudinho. Então, por essa deficiência, os chefes e aqueles da área da saúde aconselham parar algumas atividades e se isolar por algum tempo para conter a disseminação, mas, um chefão maior dá um esporro daqueles mandando que se escancare tudo e peiar o diabo do vírus como homem e não ficar aí se comportando como um muiézinha choraminguenta. E agora?