Conheça as principais “fake News” sobre depressão
A depressão ainda é mal compreendida por muitos. Apesar do aumento nas discussões sobre seus sintomas, tratamentos e prevenção, muitos mitos persistem. Aqui, desmontamos alguns dos mais comuns:
“Depressão é preguiça”: A falta de energia e motivação são sintomas da depressão, não preguiça. Realizar tarefas diárias pode se tornar um desafio enorme.
“Depressão é frescura, coisa da cabeça”: A depressão é um transtorno mental sério que necessita de tratamento. Porém, há uma crença popular de que a depressão é “coisa da cabeça”, algo inventado que o outro passou a acreditar por conveniência.
“Depressão é o mesmo que tristeza”: Diferente da tristeza comum, a depressão é persistente e muitas vezes não tem uma causa específica.
“Depressão acontece por causa de uma situação ruim”: Enquanto eventos negativos podem desencadear a depressão, suas causas são diversas e incluem fatores genéticos e bioquímicos.
“Depressão somente se cura com remédios”: Embora medicamentos possam ser necessários, terapias, atividades físicas, uma boa alimentação, e o apoio de familiares também são essenciais no tratamento.
Vamos abrir o diálogo: você já enfrentou algum desses mitos sobre a depressão? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.