Como saber se o adolescente é apenas tímido ou tem Transtorno de Ansiedade Social?
Para alguns adolescentes estar em situações de destaque lhe causam vergonha ou constrangimento. A timidez é um traço de personalidade que influencia o jeito como a pessoa age e se relaciona com o mundo ao seu redor. Falar em público ou ser o centro das atenções não é algo que os tímidos buscam, mas isso não impede que mantenham relações sociais saudáveis.
Porém, quando o medo de estar exposto ao julgamento alheio se torna exagerado, deixando o adolescente ansioso e com pavor de situações sociais, pode ser um sinal de transtorno de ansiedade social. Esse transtorno se manifesta quando a pessoa acredita que as consequências dessas interações serão catastróficas, levando-a a evitar esses momentos ou a enfrentá-los com muito medo e ansiedade. Outros sinais comuns incluem: evitar contato visual, falar muito baixo, gaguejar, ruborizar, e apresentar tremores. Esses sintomas, se persistirem por mais de seis meses, podem ter um impacto significativo na vida de alguém.
Apenas um psiquiatra pode avaliar corretamente se um adolescente está lidando com um transtorno de ansiedade social e, se necessário, recomendar psicoterapia e medicamentos para ajudar no tratamento. Lembre-se: reconhecer e tratar esses sintomas é um passo importante para uma vida social mais tranquila e saudável.
Se você identificou alguns destes sintomas no seu filho entre em contato!
Dr. Danilo de Melo
CRM-GO 13624 / RQE 12082
Psiquiatra e Psicoterapeuta
-Membro da Associação Psiquiátrica de Goiás – APG;
-Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP.
Centro Clínico Excelsior
Telefone: (62) 3241-1316
WhatsApp: (62) 99940-3938
Endereço: Al. Coronel Eugenio Jardim, Qd. 218, Lt. 14, Sala 107, Setor Marista, Goiânia, Goiás.