Urologia Aparecida de Goiânia – Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?
O Câncer de Próstata geralmente é assintomático nos estágios iniciais, sendo diagnosticado precocemente através dos exames de rastreamento. A recomendação é que a partir dos 50 anos os homens devem fazer exames de rotina para identificar essa doença. Em casos em que o indivíduo possui fatores de risco como ser negro ou ter parentes de primeiro grau com a doença, é necessário que ele inicie o rastreamento aos 45 anos.
Os dois exames principais indicados para diagnosticar o Câncer de Próstata são o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é um exame de sangue que permite realizar a contagem do antígeno prostático específico no sangue do homem, e o Toque Retal, no qual o médico examina pelo toque manual a anatomia da glândula prostática, identificando nódulos, aumento de volume ou outras alterações. Esses dois exames juntos conseguem identificar 90% dos casos de tumor na próstata.
Caso sejam identificadas quaisquer alterações em um dos exames, o Urologista poderá solicitar a biópsia da próstata para a confirmação da doença. Através da remoção de pequenos fragmentos da próstata com auxílio da ultrassonografia, é feito o exame anatomopatológico do tecido retirado.
Com esses exames, é possível identificar o estágio do câncer e definir o tratamento mais adequado!
Dr. Breiner Ferro
CRM: 18039 RQE: 13848/ 13464
- Urologista
- Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de Brasília;
- Especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Goiânia;
- Laparoscopia urológica para residentes no IRCAD América Latina/SBU;
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Atendimento:
Hospital São Silvestre
Av. das Nações Nº 616, Centro, Aparecida de Goiânia, Go.
Telefone: (62) 3283-3201 / 3230-2000 / 3283-2419
WhatsApp: (62) 3283-2419
Acesse o site: https://urologistaaparecida.com.br