Relação entre o cálculo renal e consumo de leite e derivados
Como grande parte dos cálculos são formados por algum sal de cálcio, como o oxalato de cálcio, muitos associam a ingestão de laticínios a formação de cálculos. De maneira geral, não há contraindicação ao consumo de leite e seus derivados.
Em alguns cenários, a ingesta de derivados do leite previne a recorrência de cálculos, porém deve se evitar o consumo em excesso. O urologista pode em determinados casos pedir uma avaliação metabólica.
De acordo com estudos a dieta típica dos países industrializados, rica em sódio e em proteínas de origem animal, associados à uma baixa ingesta de água provocam o aumento da excreção de cálcio, ácido úrico, oxalato e fósforo e reduzem o citrato e pH urinários, o que favorece a formação dos cálculos.
Algumas medidas podem prevenir o aparecimento do cálculo renal como manter alimentação saudável, com alimentos integrais e frutas fonte de fibras, ingerir diariamente de 2 a 3 litros de líquido, reduzir a quantidade de sal e evitar alimentos industrializados (embutidos, enlatados, refrigerantes, etc).
Para agendamento, informações e dúvidas:
Contato: (62) 3096-3200
Whatsapp: (62) 98210-7233
Visite nosso site: https://drvictorgedda.com.br/
Endereço: Hospital do Rim, Alameda das Rosas, N°2041, Setor Oeste, Goiânia, Goiás
Dr. Victor Rassi Gedda
– Urologista
-CRM-GO 19520 / RQE: 11785
-Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia;
Atendimento em:
-Urologia Geral
-Endourologia
-Uro-oncologia
-Uropediatria
-Cirurgia Laparoscópica