Dr João Batista Pinto – Prisão de ventre na gravidez: causas e como aliviar
A prisão de ventre na gravidez é comum devido a dois fatores principais. Primeiro, as alterações hormonais: a progesterona, produzida pela placenta, desacelera o funcionamento do intestino. Segundo, a expansão do útero para abrigar o bebê, comprime o intestino, tornando o trânsito intestinal mais lento.
Mas não se preocupe, aqui estão algumas dicas para aliviar esses sintomas:
Hidratação
Beber bastante água é essencial para o funcionamento do intestino. Gestantes devem ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.
Dieta rica em fibras
Inclua frutas, vegetais e cereais em sua dieta diária. Esses alimentos ajudam na formação do bolo fecal e facilitam a passagem das fezes pelo intestino. Frutas ricas em água também são importantes. Consulte um profissional para criar um cardápio balanceado que atenda às suas necessidades.
Rotina de atividades físicas
Exercícios leves, como caminhada e alongamento, são ótimos não só para o bem-estar e a qualidade do sono, também auxiliam no funcionamento intestinal.
Orientação médica
Se as mudanças no estilo de vida não forem suficientes, converse com seu médico para prescrever medicações e orientar sobre outras medidas para melhorar a prisão de ventre.
Lembre-se, a prisão de ventre na gravidez é uma consequência natural das mudanças no corpo, mas com as medidas certas, é possível promover mais conforto intestinal e bem-estar durante essa fase especial.
Conte sempre com a orientação de um médico para garantir uma gestação saudável e tranquila!
Instituto Ana
Dr. João Batista
CRM-GO: 6.095
Cirurgias:
-
Parto normal e cesárea
-
Laqueadura
-
Vasectomia
-
Histerectomia
-
Miomectomia
-
Perineoplastia
-
Vesícula
-
Hérnia